ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
No momento da decisão profissional, o adolescente depara-se com a obrigação de optar, não só pelo seu percurso académico e profissional, mas também pelo estilo de vida que o vai acompanhar ao longo da sua carreira.
É no final do 9º ano de escolaridade que o jovem tem de escolher a sua via de continuação de estudos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades ou Artes Visuais; ou a via profissionalizante de dupla certificação. Adicionalmente, caso a sua vontade seja continuar, após a conclusão do 12º ano, poderá optar pelo percurso académico e/ou profissional.
Por vezes, este processo torna-se tão difícil que poderá traduzir-se na necessidade de consulta psicológica.
Quais os Procedimentos?

A avaliação da orientação vocacional inicia-se com uma breve entrevista ao cliente. Posteriormente, através de testes específicos para o efeito, dá-se inicio à avaliação vocacional, que incide em duas grandes áreas: valorização dos interesses do cliente e o estudo das suas aptidões. Desta forma, é valorizada a visão que o estudante tem sobre si mesmo, sobre os aspectos da sua vida que considera mais relevantes, e as suas expectativas relativamente ao futuro.
Constrói o teu futuro!