SAÚDE E BEM ESTAR

NUTRIÇÃO

A Nutrição é uma área físico e bioquímica que atua no bem-estar, prevenção e tratamento de doenças adjacentes da alimentação. Existem inúmeras doenças que necessitam de ser acompanhas nutricionalmente de forma rigorosa, nomeadamente: obesidade, desnutrição, diabetes, cirrose hepática, insuficência renal, diabetes, hipertensão arterial (…).

Nesta especialidade, o nutricionista procura examinar individualmente o cliente, observando a sua história clínica e estado nutricional, tornando possível a formulação do diagnóstico e a conduta nutricional adaptada.

PSICOLOGIA

A Psicologia é o estudo do comportamento e das funções mentais. Tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos.

O psicólogo utiliza métodos capazes de analisar os fenómenos fisiológicos,  comportamentais e psíquicos que acompanham o indivíduo, influenciando seu comportamento individual e social.

Para além dos métodos mais “tradicionais”, no CCST utiliza-se um método de auto-cura, com  consequências psicológicas, emocionais e físicas, designado por Brainspotting.

PSICOMOTRICIDADE

Psicomotricidade é uma prática de mediação corporal que permite à criança reencontrar e desenvolver o prazer sensório-motor, através da prevenção, educação e intervenção ao nível das dificuldades desenvolvimentais, aprendizagem e/ou comportamento. No âmbito terapêutico, a intervenção psicomotora dirige-se a casos em que os processos do desenvolvimento e da aprendizagem estão comprometidos, estando frequentemente implicados problemas psicoafectivos, de base relacional.

Nas referidas perturbações do desenvolvimento, poderão estar relacionadas condições como: perturbação da coordenação motora; espetro do autismo; deficiência intelectual; perturbação da hiperatividade e défice de atenção; problemas de autorregulação do comportamento; dificuldades na gestão dos processos de atenção (…).

TERAPIA DA FALA

A terapia da fala é a especialidade que tem por objetivo “tratar, apoiar e prestar cuidados de vida a crianças e adultos que tenham dificuldades em comunicar, comer, beber ou engolir”(Royal College of Speech and Language Therapists).

Desta forma, é da responsabilidade do Terapeuta da Fala, prevenir, avaliar e intervir ao nível das perturbações da comunicação humana, englobando formas de comunicação não verbal e funções relacionadas com a compreensão e expressão da linguagem oral e escrita.