SAÚDE NO TRABALHO

O principal objetivo da Saúde no Trabalho é garantir um elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças profissionais ou agravadas pelo trabalho, através da redução das condições de risco.

(OMS)

PORQUÊ SERVIÇOS DE SAÚDE NO TRABALHO?

A coisa certa a fazer: ética empresarial

A decisão inteligente: interesse empresarial

A atitude legalmente correta a adotar: questão legal

A Declaração de Seul 2008, sobre segurança e saúde no trabalho afirma que um ambiente de trabalho seguro e saudável é um direito humano fundamental.

a) Os custos de prevenção versus os custos resultantes de acidentes;

b) Consequências financeiras das violações jurídicas de leis e normas de segurança e saúde no trabalho;

c) Saúde dos trabalhadores como importante património da empresa.

O Centro Clínico é uma empresa autorizada pela Direcção Geral de Saúde para a prestação de Serviços Externos de Saúde no Trabalho.

Organizamos os Serviços de Saúde no Trabalho na sua empresa.

É OBRIGATÓRIA A REALIZAÇÃO DOS SEGUINTES EXAMES:

a) Exames de admissão, antes do início da prestação de trabalho ou, se a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias seguintes.

b) Exames periódicos, anuais para os menores e para os trabalhadores com idade superior a 50 anos, e de 2 em 2 anos para os restantes trabalhadores

c) Exames ocasionais, sempre que haja alterações substanciais nos componentes materiais de trabalho que possam ter repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente